Logotipo MiudosSegurosNa.Net

Minimizar Riscos, 
Maximizar Benefícios. 

Bandeira de AngolaBandeira do BrasilBandeira de Cabo VerdeBandeira da Guiné-Bissau
Bandeira de MoçambiqueBandeira de PortugalBandeira de São Tomé e PrincípeBandeira de Timor Leste
Subscreva a Newsletter
[MiudosSegurosNa.Net]
> Definir Homepage
> Adicionar a Favoritos
> Imprimir Esta Página
> Recomendar Página
> Ligue-se a Nós!
> Artigos Para o Seu Site
> Donativos

ARTIGOS DE OPINIÃO - 2012 - Setembro
Cidadania Digital: Escocesa de 9 Anos Dá Exemplo
Por Tito de Morais

Quando falamos de crianças, jovens e Internet, tendencialmente, vemo-los como agentes passivos, meros recetores de informação e vítimas. Raramente como sujeitos ativos, atores principais e protagonistas. E quando tal acontece, é geralmente pela negativa. Nos próximos artigos, procurarei mostrar o outro lado da moeda.

Nos próximos artigos abordarei três casos em que crianças e jovens, usam a Internet para assumirem o papel principal, protagonistas pela positiva, agentes da mudança, constituindo um verdadeiro exemplo de cidadania digital para os seus pares e para adultos.

O Caso de Martha Payne
Martha Payne é uma pequena escocesa de 9 anos de idade. Quer ser jornalista e no âmbito de um projeto de escrita escolar, teve uma ideia. Insatisfeita com a falta de qualidade das refeições que lhe eram servidas na sua escola, em finais de Abril e com a ajuda do pai, criou o blog NeverSeconds onde começou a publicar fotos das suas refeições escolares, atribuindo-lhes uma classificação em função de seis critérios pré-definidos.

O Apoio de Jamie Oliver
Rapidamente, o blog começa a tornar-se viral, levando a que o Pai de Martha receba um tweet de apoio de - nada mais, nada menos que - Jamie Oliver, o famoso chef de cozinha britânico, levando-o oferecer-lhe um exemplar autografado e com dedicatória de um dos seus livros. Em finais de Junho, o blog da Martha é distinguido como Blog do Mês pelo Jamie Oliver's Food Revolution.

Entrevista à BBC
Em meados de Maio, o blog continua a ganhar visibilidade, levando a BBC a entrevistar a Martha e Pai. A comunicação social começa a interessar-se pela história e o blog ganha visibilidade acrescida.

Desafio aos Leitores
Na sequência do sucesso do blog, Martha desafia os leitores a enviarem-lhe fotos das suas refeições escolares e respetivas classificações, de acordo com os critérios anteriormente definidos. A iniciativa desperta a atenção das autoridades locais e em consequência os alunos são informados que têm direito a saladas, fruta e pão, sem limites. Na sequência desta iniciativa, hoje a Martha recebe e publica imagens e comentários sobre as refeições escolares dos "quatro cantos do mundo"!

Donativos Para Alimentar Quem Precisa
Aproveitando o sucesso do blog, Martha aproveita ainda a oportunidade para divulgar uma iniciativa lançada no âmbito da escola com os seus colegas. Trata-se de um clube escolar chamado Charity Children que visa apoiar e recolher fundos para a Mary's Meals, um movimento global que desenvolve projetos alimentares em escolas de algumas das comunidades mais pobres do mundo, onde a fome e a pobreza impedem o acesso à educação de muitas crianças.

Mais Apoios
Em finais de Maio, o blog atinge o milhão de visionamentos! Em com isso vem mais importante apoio: um convite para Martha e o Pai se juntarem ao famoso chef escocês Nick Naim, para debater a alimentação escolar e cozinha algumas refeições.

Problemas
Em meados de Junho, a Martha é informada que não poderá continuar a tirar fotografias das suas refeições escolares em resultado do título publicado por um jornal. Lamenta a decisão e o Pai acrescenta que a decisão é da autoridade escolar local, acrescentando "ser uma pena que um blog que hoje atingiu os 2 milhões de visualizações, inspirou debates na Escócia e noutros países e que tenha angariado quase £2000 para uma instituição de caridade, seja forçado a acabar". No entanto, em resultado da enorme onda de apoio gerada, a autoridade escolar volta atrás com a decisão, reconhecendo o mérito da iniciativa. Mas pai e filha não se deixam perturbar por este precalço. Focam-se na recolha de donativos para a Mary's Meals e, como se aproxima as férias escolares, convidam outras escolas em todo o mundo a mostrarem e comentarem as suas refeições escolares, escrevendo no blog da Martha. Assim, em finais de Junho, com o início das férias escolares na Escócia, começa o NeverSeconds World Tour!

World Tour
Durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, o blog contou com a participação de crianças e jovens - e alguns pais e professores - de regiões tão diferentes quanto o País de Gales, Japão, Ilhas Maldivas, Estados Unidos, Brasil, Finlândia, Canadá, Suíça, Reino Unido, Israel, Austrália, Argentina, Índia, França e Coreia do Sul, que publicaram e classificaram as suas refeições escolares - algumas confecionadas pelos seus pais - de acordo com o sistema de classificação definido por Martha. Nos seus textos, os convidados dão também algum enquadramento aos sistemas de refeições escolares dos seus países, como estas se processam nas suas escolas e por vezes escreviam no seu idioma de origem, com tradução para inglês. Ao longo do mês de Julho, Martha foi também publicando fotos da cozinha escolar que está a ser construída em, Lirangwe, no Malawi, em resultado dos donativos que vai recolhendo e que ela batizou com o nome "Friends of NeverSeconds" e que conta visitar pessoalmente em Outubro.

Repercussões Mundiais
Por esta altura, aquilo que começara como um projeto de escrita escolar, a história de Martha Payne tornou-se num fenómeno mundial que está a transformar a forma como as pessoas vêm as refeições escolares que as crianças comem. A iniciativa teve grande atenção da comunicação social a nível mundial, levando a entrevistas, artigos, notícias e reportagens em órgãos de comunicação social que vão da BBC ao New York Times, passando pela Wired, Huffington Post, entre muitos outros, em diversos países. Em finais de Julho, Martha é nomeada como uma das finalistas do Great Scotts Award 2012, na categoria, "Unsung Hero".

Em 5 meses, o blog da pequena Martha Payne transformou-se num sucesso global, com mais de 8 milhões de páginas vistas. Não só lançou e promoveu o debate sobre a qualidade das refeições escolares, como potenciou o intercâmbio cultural entre crianças e jovens de inúmeros países, onde espero que em breve Portugal se venha a incluir. Mas para terem a noção do verdadeiro impacto da iniciativa da pequena Martha, à data que escrevo, a Martha conseguiu um total de 7160 donativos, no montante de £114,673.40. Ao ultrapassar as £100.000, os donativos recolhidos por Martha servirão para montar uma cozinha escolar e alimentar cerca de 10 mil crianças do Malawi, durante um ano! Martha conta visitar o Malawi em Outubro.

Estou certo que haverá em Portugal crianças e jovens que diariamente procuram diariamente fazer a diferença, gerando a mudança. Adoraria conhecer essas iniciativas de crianças e jovens portugueses no domínio da cidadania digital. Dêem a conhecer essas iniciativas nos comentários.




Artigos Anteriores:
> Bullying, Cyberbullying e Mobbing
> Controlo Parental no iPhone, iPad e iPod
> 10 Recomendações de Segurança na Internet
> Dê Início à Conversa
> 7 Redes Sociais Para Crianças

Parceiros:
Logotipo do EasyBits Group
| Início | Recursos | Sobre | Mapa do Site |
                                                 © 2003-2012, Tito de Morais. Todos os Direitos Reservados.